Uma cidadã de nacionalidade moçambicana cuja identidade ainda não foi revelada está detida, desde a noite desta Quinta-feira, em São Paulo, Brasil, indiciada de crime de tráfico internacional de droga.
A suposta criminosa estava na companhia de outros dois bolivianos e um brasileiro a transportar 10 quilogramas de cocaína numa viatura que, segundo a Polícia brasileira, a referida droga vinha da Bolívia e seria depois distribuída na Europa, passando por Moçambique.
Segundo a imprensa brasileira, a droga em causa estava escondida num compartimento do porta-malas da viatura dos indiciados cuja chapa de matrícula se afirma ser de Santa Cruz de lá Sierra, Bolívia.
A quadrilha foi neutralizada quando praticava o que a Polícia chama “tráfico formiguinha”, que consiste no transporte, de cada vez, de pequenas quantidades de droga, para não levantar suspeitas.
Para a Polícia, este caso confirma a tese segundo a qual o Brasil é rota fértil do tráfico internacional de drogas, pois a cocaína apreendida era proveniente da Bolívia e passaria pelo Brasil e depois África antes de ser vendida em países da Europa.
A droga seria ainda misturada com outras substâncias narcóticas, a fim de aumentar o volume. Mais tarde, o produto seria levado de camião para um porto e depois transportado de navio até Moçambique.