Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desviados mais de sete milhões do estado em Gaza

Mais de 7,5 milhões de meticais (cerca de 211 mil dólares americanos) do Estado foram desviados nas várias instituições públicas da província de Gaza, sul de Moçambique, durante o corrente ano. Segundo o Procurador Chefe provincial, Orlando Generoso, o desvio dos fundos do erário público está a ganhar contornos cada vez mais preocupantes em Gaza, razão pela qual a Procuradoria-Geral da República lançou um apelo aos gestores do sector público para prestarem maior atenção e respeito aos fundos públicos.

O valor desviado de Janeiro a esta parte supera de longe a soma de pouco mais de 580 mil meticais registados em todo o ano passado, segundo dados citados na edição desta sexta-feira do jornal “Notícias”. Para Orlando Generoso, o mais preocupante é o facto de o dinheiro desviado superar a valor de sete milhões de meticais, que o Estado aloca anualmente a cada um dos 128 distritos do país, para financiar iniciativas destinadas a gerar comida e postos de trabalho.

“Isso quer dizer que o que foi retirado de forma fraudulenta por alguns funcionários envolvidos poderia ter sido aplicado para a realização de múltiplas actividades de índole económica e social, daí a implacabilidade da nossa acção contra este tipo de práticas”, disse Generoso.

A subida do montante desviado dos cofres do Estado resulta, em parte, de uma maior consciência da sociedade para a denúncia deste tipo de infracção, bem como a realização de auditorias regulares às contas nas instituições do Estado.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!