Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desnutrição crónica mata onze menores no centro de Moçambique

Pelo menos onze crianças morreram de Janeiro a esta parte no distrito de Gorongosa, província central moçambicana de Sofala, devido à desnutrição. Este dado representa um aumento de dois casos, em relação a igual período de 2013.

Os óbitos aconteceram num universo de 191 crianças internadas com problemas de desnutrição nas unidades sanitárias daquele distrito. A desnutrição é uma doença causada por dieta inapropriada, caracterizada pela falta de nutrientes essenciais, energia e vitaminas, apesar de Gorongosa ser um dos distritos mais produtivos do país.

A médica chefe distrital de Gorongosa, Neusa Joel, disse não haver razão de surgimento de casos de desnutrição num distrito potencial na produção de alimentos, incluindo animais. “O grande problema é que algumas pessoas não sabem preparar os alimentos de forma a enriquecê-los de energia e vitaminas, nutrientes necessários para a saúde humana” referiu Neusa Joel, citada pelo “Diário de Moçambique”, jornal editado na capital provincial de Sofala, Beira.

Para a inversão da situação, a médica chefe de Gorongosa afirmou que no âmbito do combate a desnutrição, em Gorongosa, o sector da Saúde acaba de formar 27 mulheres, designadas de “mães modelos” que vão sensibilizar as comunidades sobre como preparar alimentos saudáveis.

“Contamos também com grupos multissectoriais de combate a desnutrição que envolvem os sectores da Saúde, Acção Social e Educação que sensibilizam sobre o enriquecimento dos alimentos. Tudo com intuito de ultrapassarmos o problema que deve ser combatido a todos os níveis”, referiu a fonte.

Entretanto, a causa mais frequente da desnutrição é má alimentação, podendo também ser causada por outras patologias como parasitas ou má-absorção dos alimentos, perda de apetite, vómitos e diarreias.

A Organização Médicos Sem Fronteira diz que a desnutrição aumentou em valores absolutos de 840 a 925 milhões de habitantes, entre 1990 e 2010, mas conheceu um declínio relativo de 20 para 17 por cento da população. O problema não é a falta de comida. O que falta é uma distribuição mais equilibrada da comida.

O tratamento da desnutrição geralmente consiste em repor os nutrientes que faltam. Uma alimentação balanceada ajuda a prevenir a maioria das formas de desnutrição. A bio fortificação dos alimentos previne doenças como anemias e desnutrição.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!