Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desmond Tutu questiona exclusão da comunidade Afrikaner do funeral de Mandela

O Arcebispo Emérito Desmond Tutu, questionou nesta segunda-feira a exclusão da comunidade Afrikaner e do papel dado ao partido Governamental, o ANC, no funeral do primeiro Presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela. Tutu pediu desculpas à comunidade Afrikaner pela não inclusão da igreja maioritária branca do país, a Igreja AfriKaans, no funeral de Mandela.

Apesar do funeral ter sido bem planeado, segundo o Arcebispo Anglicano, este questionou o facto do ANC ter sido dado o papel de dirigir as cerimónias. “Acredito que teria se enviado uma boa mensagem de inclusão, se os mestres de cerimónia da homenagem e do funeral, dois eventos nacionais e de estado, não fossem membros séniores do partido no poder,” destacou Tutu.

Conhecido pelas duras críticas a actual liderança do ANC, Tutu, destacou que poucas palavras em Afrikaner teriam sido pronunciadas no acto. “Esta foi uma infeliz exclusão da comunidade Afrikaner, esta que teria acolhido Mandela na sua primeira noite depois de ter sido libertado dos 27 anos de cadeia na era do apartheid, “ defendeu Tutu.

Mandela em vida, segundo Desmond Tutu, aproximou-se da comunidade Afrikaans, entre tomar chá com as viúvas dos Presidentes da era do apartheid ou pelo vestir da camisola da selecção de rugby, Springbok, quer era exclusivamente para os brancos.

“Em memória de Madiba, só me resta pedir desculpas às nossas irmãs e irmãos da comunidade Afrikaner, visto que Madiba teria feito de tudo para que esta comunidade se sentisse parte da nova nação que estamos a edificar” defendeu Tutu.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!