Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Desconfiança entre Frelimo e Renamo mantém instabilidade em Moçambique

O embaixador de Portugal em Moçambique, José Duarte, disse esta terça-feira (24), em Maputo, que a tensão política-militar que se vive desde o ano passado no país é resultado da falta de confiança entre o partido no poder, a Frelimo, e o maior partido da oposição, a Renamo.

Duarte falava à imprensa no âmbito das Jornadas Diplomáticas da Juventude, organizadas pelo Parlamento Juvenil (PJ), um movimento social analítico e apartidário orientado para a advocacia em prol dos direitos da juventude.

“O conflito que se vive na zona centro de Moçambique interfere na livre circulação de pessoas e de produtos e causa constrangimentos à progressão económica do país, que poderia crescer com mais rapidez”, considerou diplomata, acrescentando que “a democracia se com vitórias e derrotas e caso não haja confiança entre as partes não haverá avanços”.

De acordo com Duarte, só os moçambicanos podem resolver os seus problemas e mais ninguém. “Ninguém está mais interessado na paz do que Moçambique e os moçambicanos. Apenas o povo moçambicano é que mais vai se beneficiar disso isso”.

O embaixador disse, também, que a paz é necessária para aqueles que mais investem e criam empregos, para além do seu interesse de ver Moçambique a progredir.

segundo ele, Portugal não tem nenhum plano bilateral com Moçambique no que diz respeito às eleições gerais, legislativas e das assembleias provinciais marcadas para 15 de Outubro próximo. Contudo, se a pedido do Estado moçambicano poderá intervir de alguma forma.

De referir que Portugal investe anualmente 20 milhões de euros em Moçambique no âmbito de cooperação entre os dois países.  E cerca de 23 mil portugueses, dos quais perto de 17 mil se encontram na capital Maputo,residem em Moçambique.

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!