Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Deputados aprovam lei que regulamenta a sucessão no trono da Espanha

Os deputados espanhóis aprovaram, esta quarta-feira (11), por grande maioria, uma nova lei para que o príncipe Felipe seja coroado rei a 18 de Junho, apesar de pedidos de alguns partidos políticos de que fosse realizado um referendo sobre o futuro da monarquia no país.

O rei Juan Carlos, de 76 anos, disse na semana passada que abdicaria da coroa a favor do filho, depois de quase quatro décadas no trono. A sua inesperada decisão colocou em debate na Espanha o papel da família real, e forçou o Parlamento a acelerar a aprovação da legislação para permitir a sucessão.

A ampla maioria dos deputados espanhóis votou pela lei, com 299 favoráveis, 19 contrários e 23 abstenções. A legislação agora vai para o Senado para aprovação final. Juan Carlos, que teve problemas de saúde e anda com uma bengala depois de diversas operações no quadril, perdeu popularidade nos últimos anos depois de uma série de escândalos que envolviam a sua família.

Felipe, que tem um índice de aprovação melhor do que o do pai e não teve o seu nome incluído nas investigações de corrupção na sua família, deve ser coroado a 19 de Junho no Congresso, perante os parlamentares.

Milhares de pessoas pelo país têm defendido a instauração da república. Uma pesquisa de opinião publicada no domingo pelo jornal El País mostrou que 62 por cento dos espanhóis votaria a favor de um referendo pela mudança de modelo de governo do país.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!