Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Degelo no norte do Canadá revela antigas ferramentas de caça a caribus

O degelo no extremo norte do Canadá revelou um tesouro oculto de antigas ferramentas usadas na caça de caribus e outras presas, anunciaram cientistas esta terça-feira. Arqueólogos canadianos descobriram, no alto das montanhas Mackenzie, em Yukon, armas de mão com 2.400 anos, uma armadilha de chão para esquilos de 1.000 anos, além de arcos e flechas de 850 anos.

“Os utensílios são realmente assombrosos”, disse Tom Andrews, do Prince of Wales Northern Heritage Centre, em Yellowknife, principal pesquisador do International Polar Year Ice Patch Study. “Há flechas de madeira e pontas de flecha tão finas que não se pode acreditar que alguém se sentou e as fez com uma pedra”, disse o cientista, em um comunicado.

Os biólogos envolvidos no projeto também examinam o esterco surgido debaixo do gelo, em busca de restos de plantas, partes de insetos, pólen e parasitas de caribus. Andrews começou sua busca no ano 2000, revisando imagens de satélite das montanhas Mackenzie para localizar e examinar os pedaços de gelo depois que foi descoberta uma ponta de flecha com 4.300 anos na região três anos atrás.

“Percebemos que os pedaços de gelo continuam derretendo e temos a obrigação ética de reunir estes utensílios conforme forem sendo expostos”, disse. “Em um ano ou dois os artefatos teriam desaparecido”, acrescentou.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!