Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Deficiente visual abandonado pelo irmão em Nampula

Um cidadão identificado pelo nome de Mahamudo José, dificiente visual, residente na Unidade Comunal Mairian Nguabi, no bairro de Namutequelia, arredores da cidade de Nampula, foi abandonado pelos seus parentes na via pública, alegadamente para se aliviarem dos encargos financeiros referentes ao tratamento médico nas unidades sanitárias.

De acordo com relatos da vítima, o mesmo teria sido levado por um dos seus irmãos para o Hospital Central de Nampula (HCN), onde tem vindo a beneficiar de tratamento. Depois de terem percorrido alguma distância que separa o hospital da residência em que este se encontrava a residir, foi abandonado pelo irmão, deixando-o sem nenhum amparo. Aliás, este teria simulado que ia fazer necessidades menores, mas nunca mais regressou. O mesmo explica que teria ficado na rua por um período de dois dias, privado de alimentação, água, entre outros direitos, e sem saber onde se encontrava.

Entretanto, no terceiro dia, foi reconhecido por um dos vizinhos que o levou de volta à residência do seu irmão na qual vinha residindo. Insatisfeito com a atitude do indivíduo que o socorreu, o irmão agrediu-o fisicamente, sem motivos palpáveis.

O caso foi comunicado às autoridades daquela jurisdição e está a seguir o devido tratamento. Por outro lado, o paciente foi encaminhado ao Hospital Central de Nampula onde se encontra internado e receber tratamento médico, e o irmão encontra-se a contas com a Polícia da República de Moçambique (PRM).

Informações fornecidas pelo paciente dão conta de que ele contraiu a doença em resultado de lhe ter sido aplicada uma seiva nos olhos, de uma planta tradicionalmente denominada natzupa, alegadamente por ter sido acusado de ter roubada um saco de farinha trigo, que era para afeitos de fabrico de pão caseiro para venda, uma das fontes de sobrevivência daquela família.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!