Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Pergunta a Tina…De irregular para regular

Oi, verdade. Eu tenho um período irregular mas a partir de Janeiro estou no período regular. Gostaria de saber se é normal ou não. 

Olá querida. Ainda bem que tu conheces o teu ciclo menstrual. É muito importante que as mulheres conheçam o funcionamento do seu corpo, especialmente do aparelho reprodutor pois podem sozinhas monitorar o aparecimento de anomalias de saúde, bem como uma gravidez indesejável.

Só para clarificar a tua pergunta: queres saber então se a mudança para um ciclo menstrual REGULAR pode representar um problema? Eu acredito que não, principalmente porque já se passam seis meses desde que se tornou regular.

Há vários aspectos que contam para a regularização do ciclo, dentre eles encontra-se a maturidade do teu aparelho reprodutor. Quando saímos da puberdade, o sistema reprodutor auto-regulariza-se, fazendo com que de 21 em 21 ou de 28 em 28 dias nós vejamos a menstruação.

Há também casos em que as mulheres ficam com períodos irregulares por toda a vida, e nesses casos devem tomar hormonas específicas para estimular a regularidade. Dito isto, analisa sozinha ou com ajuda de um/a agente de saúde as possíveis causas da irregularidade, e o que pode ter levado à regularidade. Esta informação é importante até para ficares atenta se um dia decidires ter filhos.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!