Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Publicidade

Criança quarto é óbito pela covid-19 em Moçambique, oito repatriados do Paquistão testaram positivo em Tete

mapa-covid-19-MZ-17-6-web

Moçambique registou nesta segunda-feira (15) o quarto óbito pelo novo coronavírus. “Trata-se de uma criança de 6 anos de idade, do sexo masculino, e que esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital Central de Nampula no dia 21 de Maio com sintomas de insuficiência cardíaca”, anunciou a Directora Nacional de Saúde Pública que revelou o diagnóstico de 29 novos doentes nesta terça-feira (16), elevando para 638 o cumulativo de casos positivos no país. O @Verdade apurou que oito dos 28 moçambicanos repatriados do Paquistão testaram positivo na Província de Tete.

Por Adérito Caldeira

“Queremos informar também que nas últimas 24 horas registamos mais um óbito, infelizmente, pela covid-19”, anunciou a Dra. Rosa Marlene que detalhou “Trata-se de uma criança de 6 anos de idade, do sexo masculino, e que esteve internado nos cuidados intensivos do Hospital Central de Nampula no dia 21 de Maio com sintomas de insuficiência cardíaca. Esta criança tinha vindo transferida do Distrito de Mogovolas, a amostra para teste foi colhida no dia 26/05/2020 e o resultado foi reportado como positivo no dia 30 de Maio de 2020. Após o tratamento e avaliação clinica a criança teve alta 2/06/2020 com recomendação para seguimento no ambulatório. A criança estava em isolamento domiciliário e o óbito ocorreu no dia 15/06/2020 no seu domicílio”, no Distrito de Mogovolas.

O Ministério da Saúde ainda não sabe como o novo coronavírus chegou ao Distrito de Mogovolas onde existe quase uma dezena de infectados.

Entretanto, após a realização de 682 testes, entre segunda e terça-feira, foram detectados mais 29 doentes com o novo coronavírus em Moçambique, todos “em isolamento domiciliar”.

Um paciente foi detectado no Distrito de Cumba, aumentando para sete o cumulativo de casos na Província do Niassa, dois novos pacientes testaram positivo na Cidade de Pemba, elevaram para 197o cumulativo na Província de Cabo Delgado, e 14 foram diagnosticados na Cidade de Nampula, agravando para 204 o total de casos positivo na chamada capital Norte.

Na Cidade da Matola foram identificados quatro novos doentes e um foi diagnosticado no Distrito da Manhiça, aumentado para 61 casos o cumulativo de infectados na Província de Maputo.

Na capital moçambicana mais quatro pacientes foram detectadas o que aumentou para 97 o cumulativo de casos positivos na Cidade de Maputo.

Na Cidade de Tete foi diagnosticado mais um caso positivo e outros dois no Distrito de Marara, agravando para 20 os infectados na Província de Tete. O @Verdade apurou ainda que testaram positivos e estão em isolamento na província de Tete oito dos 28 moçambicanos repatriados do Paquistão na semana passada.

A Directora Nacional de Saúde Pública pormenorizou que dos casos diagnosticados nesta terça-feira (16) existem 18 do sexo masculino e onze do sexo feminino. Três casos são crianças dos 5-14 anos de idade, quatro casos são adolescentes e jovens na faixa etária de 15-24 anos, oito casos estão na faixa etária de 25-34 anos, quatro casos na faixa etária de 35-44 anos, quatro casos na faixa etária de 45-54 anos, dois casos na faixa etária de 55-64 anos e quatro casos acima dos 65 anos de idade.

De acordo com a Dra. Rosa Marlene mais três moçambicanos estão “totalmente recuperados da covid-19”, dois na Província de Zambézia e um na Província de Tete.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!