Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criados em Nacala quatro mil novos postos de trabalho

Cerca de quatro mil novos postos laborais deverão ser criados no distrito de Nacala, em Nampula, fruto da aprovação de oito novas propostas de investimento directo estrangeiro no valor global de 84,7 milhões de dólares norte-americanos.

As propostas foram aprovadas pelo Gabinete de Zonas Económicas de Desenvolvimento Acelerado (GAZEDA) nos meses de Agosto a Outubro de 2009 e resultam da instalação de escritórios daquela instituição na chamada Zona Económica Especial de Nacala para promoção e coordenação de acções de gestão e divulgação das suas actividades junto dos governos provinciais de Nampula, Cabo Delgado, Zambézia e Niassa e empresários locais.

Ao longo de todo o ano passado o GAZEDA aprovou 11 novos projectos de investimentos avaliados em cerca de 200 milhões de dólares norte-americanos, estando já numa avançada fase de implementação cinco daqueles projectos, enquanto os restantes seis se encontram na fase de arranque, segundo o Ministério do Plano e Desenvolvimento (MPD).

Crise

Entretanto, o Centro de Promoção de Investimentos (CPI), em parceria com a Conferência das Nações Unidas para Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), acaba de organizar um seminário de promoção de investimentos em tempo de crise financeira internacional que se arrasta desde 2007 que contou com a participação de representantes do GAZEDA e do Ministério da Indústria e Comércio.

A transmissão de melhores formas de promoção de investimentos na fase de crise económica mundial e sensibilização de empresas e promotores de investimento para aderirem aos linkages, como forma de maximizar os benefícios económicos, e importação de tecnologias (“knowhow”) para as companhias locais exportarem os seus produtos foram temas centrais do seminário.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!