Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Criados 222 mil novos empregos em 2009

Pouco mais de 222 mil novos postos laborais foram criados em 2009, em Moçambique, resultantes de licenciamento de novos empreendimentos, maioritariamente de pequena e média dimensão, em número não revelado pelo Ministério do Trabalho (MITRAB).

A sua criação insere-se num vasto programa em execução que estabelece uma meta de um milhão de novos postos de trabalho a surgirem até 2015, segundo ainda o MITRAB, que estima em cerca de 900 mil o número de moçambicanos enquadrados em actividades produtivas oficiais nos últimos cinco anos.

Por província

Niassa é a região que, entre 2004 e 2009, registou a criação de um número maior de novos postos de trabalho, no total das 10 províncias, estimados em 76.7 mil, dos quais cerca de 68 mil resultaram da aplicação do Fundo de Investimentos de Iniciativa Local, os vulgos sete milhões de meticais alocados anualmente pelo Governo central às províncias.

Nampula posicionou-se em segundo lugar com cerca de 40.6 mil novos postos laborais, contra 9.4 mil da cidade de Maputo, de acordo ainda com os dados do MITRAB, na posse do Correio da manhã. As regiões de Gaza e Cabo Delgado, com 5.4 mil e 5.3 mil novos empregos, respectivamente, ficaram nos dois últimos lugares no que tange à criação de novos postos de trabalho, ao longo do período em análise. A contribuição daquele departamento governamental dirigido por Maria Helena Taipo, consistiu na formação, só em 2009, de cerca de 101.7 mil moçambicanos para o auto-emprego.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!