Cerca de 785 milhões de meticais foram desembolsados em Junho de 2011 para financiamento das campanhas de comercialização do tabaco e algodão produzidos pelo sector familiar na safra agrícola 2010/2011.
O financiamento foi feito pelos bancos comerciais moçambicanos no âmbito do crédito à economia, cujo saldo, em Maio último, foi de 93.472 milhões de meticais, traduzindo uma expansão anual de 17%, após 17,7% no mês anterior e 53% em igual período de 2010.
Sabe-se, entretanto, que o Indicador do Clima Económico em Moçambique registou, em Maio de 2011, sinais de recuperação após sucessiva tendência de queda desde Janeiro de 2011, inversão que reflectiu, basicamente, a melhoria do indicador de expectativa de procura e do indicador de perspectivas de emprego.
Em termos sectoriais, o comportamento do Indicador de Clima Económico espelha a trajectória ascendente da actividade de produção industrial, incluindo a produção e distribuição de electricidade e água.
Por sua vez, o indicador de expectativas de emprego prosseguiu a tendência optimista iniciada no mês de Março de 2011, com optimismo nas previsões de emprego nos sectores comercial, serviços de alojamento e restauração, transporte e de serviços não financeiros, segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE).