Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Crédito à economia cai 26,4%

O crédito à economia caiu em 26,4%, em Fevereiro de 2011, após 27,1%, em Janeiro último, e 54,7%, em Janeiro de 2010.

O saldo do mesmo crédito foi de 91 882 milhões de meticais, no período em análise, segundo o Banco de Moçambique (BM), adiantando que o agregado mais amplo de moeda registou um saldo de 131 413 milhões de meticais, o que espelha uma redução de 978 milhões de meticais quando comparado com o mês de Janeiro.

A situação foi influenciada pela estabilidade cambial e redução do incremento do crédito à economia, refere ainda o Banco de Moçambique.

Já em Março passado, o saldo da Base Monetária foi de 28 634 milhões de meticais, situando-se em linha com as previsões feitas para o período, tendo ultrapassado em cerca de 2,0% quando ponderados o ajustador das notas e moedas em circulação, segundo igualmente o BM.

A contracção da Base Monetária no mês foi de 364 milhões de meticais, determinada pelo retorno das notas e moedas em circulação ao sistema bancário, no valor de 379 milhões de meticais.

Em termos de média diária no mês de Março, o saldo da Base Monetária foi de 28 985 milhões de meticais, reflectindo uma redução de 543 milhões de meticais, correspondente a 1,8%, a espelhar a boa coordenação realizada com os bancos comerciais e com o Tesouro do Estado.

O controlo da Base Monetária foi alcançado através de intervenções do Banco de Moçambique (BM) nos mercados interbancários esterilizando um total de 5565 milhões de meticais, sendo 4091 milhões de meticais por intermédio de vendas de divisas no Mercado Cambial Interbancário (MCI), 1328 milhões de meticais por via de operações líquidas de Bilhetes do Tesouro e 146 milhões aplicados pelas instituições de crédito na Facilidade Permanente de Depósito.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!