Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cornos de rinoceronte confiscados em Maputo a caminho do Vietname

Oito cornos de rinoceronte foram apreendidos na semana passada no Aeroporto Internacional de Maputo, prestes a serem transportados para o Vietname, onde há dias foram confiscadas mais de duas toneladas de marfim, em contentores provenientes de Moçambique.

Segundo a Polícia da República de Moçambique (PRM) apreendeu, os troféus, com peso equivalente a 8.8 quilogramas, eram transportados numa mala e não se sabe em que zona do país foram obtidos.

Entretanto, o proprietário dos cornos em alusão fugiu sem deixar rastos, estando a Polícia no seu encalço, disse Orlando Modumane, porta-voz da PRM na capital moçambicana.

Refira-se que das mais de duas toneladas de marfim provenientes de Moçambique, ora apreendido no Vietname, também faziam parte madeira e feijão cujo destinatário era uma empresa vietnamita.

A madeira, por exemplo, é outro produto que tem sido largamente exportado de forma ilícita para o mercado asiático, com o envolvimento de chineses. O Porto de Nacala, na província de Nampula, tem sido apetecível para a proliferação desta prática que lesa o Estado.

Em Moçambique, houve várias apreensões de cornos, marfim e garras e dentes de leões, mas não se sabe como foi o desfecho dos processos relacionados com estes casos. Aliás, nada se sabe também sobre a prisão de cidadãos estrageiros e nacionais encontrados a traficar esses produtos.

O Presidente da República, Filipe Nyusi, foi atribuído, em Washington, o seu Prémio de Mérito na Conservação, pela organização International Conservation Caucus Foundation (ICCF), numa altura em que o país de dirige corre o risco de ser suspenso da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!