A Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance da costa leste do país, este Domingo (19), um dia depois de ter lançado três destes mísseis, afirmou uma agência de notícias da Coreia do Sul.
Os lançamentos de mísseis de curto alcance pelo Norte não são incomuns, mas, depois de uma série de alertas feitos por Pyongyang sobre uma iminente guerra nuclear, tais disparos elevaram as preocupações sobre a segurança da região.
“A Coreia do Norte disparou um míssil de curto alcance, assim como aconteceu ontem, em direcção ao mar no leste”, disse a agência sul-coreana Yonhap, citando uma autoridade militar. Um representante do Ministério da Defesa sul-coreano confirmou o relato da agência, mas não deu mais detalhes.
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas, Ban Ki-moon, afirmou que está preocupado com os lançamentos da Coreia do Norte e pediu para Pyongyang evitar novos disparos e retornar às negociações nucleares com as potências mundiais.
Ban, que falou à agência estatal russa RIA Novosti durante uma visita a Moscovo, chamou os lançamentos do Sábado de “acção provocativa”. A tensão na península coreana diminuiu, último mês, depois de ficar em níveis elevados por várias semanas depois da imposição de sanções mais duras das Nações Unidas contra Pyongyang.
A Coreia do Norte promoveu um terceiro teste nuclear em Fevereiro. O Norte tem emitido alertas quase diários, há semanas, sobre uma iminente guerra nuclear com o Sul e os Estados Unidos.