Um cidadão norte-coreano foi surpreendido pela Autoridade Tributária (AT) na posse de 133,3 mil dólares norte americanos e 130 unidades de pontas de marfim ( 3 quilogramas), na manhã desta quinta-feira (11) no aeroporto internacional de Mavalane, na capital moçambicana.
Segundo um comunicado da AT, o referido cidadão, identificado como Jong Guk Kim, foi surpreendido pelas Alfândegas em trabalho rotineiro de fiscalização no Aeroporto Internacional de Mavalane quando tentava embarcar para Coreia do Norte com uma escala prevista na vizinha África do Sul.
Legalmente permite-se que um cidadão apenas leve consigo até dez mil dólares para o uso corrente durante a viagem. Recorde-se ainda que muito recentemente a AT apreendeu, também em Maputo, em circunstâncias diferentes, cerca de 1 tonelada de abelone e sete pontas de rinocerronte.
O abelone, um produto marino, cuja extração e exportação é proibida na República da África do Sul no quadro da CITES (Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas) valia, na altura, aproximadamente cinco milhões USD e supunha-se que se destinava a Hong Kong, Ásia.
Decorrem diligências visando apurar os danos que a tentativa fuga de capitais iria causar ao Estado e responsabilidades do infractor.
