Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Conversas de paz da Síria em impasse; rebeldes prometem mais guerra

As frágeis conversas de paz da Síria podem não ser retomadas por no mínimo um ano se forem abandonadas agora, alertou um experiente diplomata ocidental nesta quarta-feira, e a oposição clamou por mais apoio militar para os rebeldes depois de declarar que a trégua acabou.

Combates intensos no país deixaram o cessar-fogo de seis semanas em frangalhos. A trégua foi mediada pelos Estados Unidos da América(EUA) e pela Rússia para abrir caminho às primeiras iniciativa de paz com a presença das partes em guerra desde o início do conflito, cinco anos atrás. As conversas, que aconteciam em Genebra sob os auspícios da Organização das Nações Unidas (ONU), também parecem ter desmoronado nesta semana.

A oposição afirma ter pedido uma “pausa” nas negociações, embora esteja relutando em aceitar a culpa pelo fracasso ao se retirar por completo. “Se isso terminar agora, estará acabado por pelo menos um ano… os russos virão com tudo – aproveitando um vácuo dos EUA”, afirmou o diplomata, referindo-se aos temores de que Washington estará preocupada com a eleição presidencial do dia 8 de Novembro.

“Haverá mais três milhões de refugiados e milhares de mortos a mais”, disse ele, que se recusou a se identificar enquanto descrevia um cenário que as potências mundiais ainda esperam evitar.

“Se todos nós formos embora de Genebra, não vejo o processo continuando.” Negociadores de Damasco dizem que a presidência de Bashar al-Assad não é negociável, enquanto a oposição enxerga a remoção do presidente como um pré-requisito e se queixa de não ter havido avanços para deter a violência e permitir o acesso humanitário e a presos políticos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!