Está previsto para o próximo mês de Abril o início das obras da construção do Aeroporto Internacional de Nacala, no contexto dos desafios de desenvolvimento daquele distrito face ao seu novo estatuto de Zona Económica Especial.
A informação foi veiculada na quarta-feira pelo porta-voz do Governo, Alberto Nkutumula, no habitual briefing à Imprensa sobre as decisões do Conselho de Ministros, sublinhando que, para o efeito, foi homologado, naquele dia, o contrato de empreitada para a construção do Aeroporto Internacional de Nacala.
De acordo com Nkutumula, as obras estão avaliadas em 112 milhões de dólares e serão executadas, no prazo de 23 meses, pela Odebrescht, uma empresa de origem brasileira.
As obras, que irão transformar a actual Base Aérea em Aeroporto Internacional, envolvem a construção de várias infra-estruturas, incluindo terminais de passageiros e de carga, torre de controlo, repavimentação da pista de aterragem, que será dotada de 3.400 metros de comprimento, entre outras acções que proporcionarão ao futuro aeroporto de Nacala todas as condições adequadas à sua dimensão internacional.
Para além de ser apetrechada de capacidade para acolher aeronaves de grande envergadura, designadamente Boeings 757 e 767, vai movimentar entre 500 a 600 mil passageiros anualmente.