Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Consumo de água imprópria provoca 7 mortes em Morrumbala

Pelo menos sete pessoas morreram, no primeiro semestre deste ano, no distrito de Morrumbala, província da Zambézia, devido a diarreias agudas que assolam aquela região.

Dados tornados públicos, esta Terça-feira (26), na sessão do governo provincial pela chefe de Repartição de Saúde Pública na direcção Provincial de Saúde na Zambézia, Judite Caetano, indicam que destes óbitos, quatro aconteceram fora das unidades sanitárias enquanto que os restantes três, tiveram lugar nas unidades sanitárias.

De acordo com Judite Caetano, as diarreias agudas que assolam Morrumbala são resultantes de consumo de água imprópria por parte da população e não observância das medidas de higiene individual e colectiva.

Dai que para mitigar estes males, a chefe de repartição de Saúde Pública diz que várias medidas estão sendo tomadas como a distribuição de “Certeza” e palestras nas unidades sanitárias por forma a que as pessoas possam seguir estes conselhos.

Não há casos de cólera

Ainda nesta mesma ocasião, a fonte disse que as análises laboratoriais que estão sendo levadas a cabo pelo ministério da Saúde, até agora, não provam que as diarreias estejam associadas à cólera.

De acordo ainda com a mesma interlocutora, “até agora, estamos a falar de diarreias e não cólera, por isso, o sector de saúde está a desenvolver acções de sensibilização nas comunidades e também nas unidades sanitárias” – vincou.

Por outro lado, a fonte disse ser importante que as lideranças comunitárias sejam envolvidas também na sensibilização das comunidades a seguirem as medidas de higiene individual e colectiva, dai que este trabalho não deve ser exclusivamente do sector da saúde.

Recorde-se que o consumo de água imprópria tem sido o principal motivo para eclosão de doenças diarreicas na província da Zambézia.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!