Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Construcão da Vila para jogos africanos arrancam em Abril

O Comité Organizador dos Jogos Africanos (COJA) garante estarem criadas as condições financeiras para o arranque, em Abril próximo, das obras de construção da Vila dos X Jogos Africanos, a terem lugar em Moçambique, em Setembro de 2011.

A majestosa infraestrutura, cujo montante varia entre 90 a 120 milhões de dólares norte-americanos, será edificada no bairro Zimpeto, nas proximidades do Estádio Nacional, arredores na capital Maputo. O facto foi revelado na segunda-feira, em Maputo, pelo director do COJA, António Saia, que falava em entrevista a AIM sobre os avanços até aqui conseguidos, com grande destaque para a garantia de financiamento às obras de construção da “Vila Olímpica”.

“Estamos satisfeitos com a garantia de financiamento às obras de construção da vila de jogos, assunto que nos deixava sem sono”, disse Saia, acrescentando que é desejo do COJA arrancar com as obras o mais depressa possível, para que estejam terminadas em Junho de 2011.

O director disse, por outro lado, ser importante que não se “durma a sombra da bananeira”, devendo, pelo contrário, intensificar, desde já, todos os preparativos que o COJA vinha executando juntamente com os outros parceiros (públicos e privados), visando assegurar a concretização do financiamento. O COJA está neste momento empenhado na legalização do terreno para a edificação da Vila dos X Jogos Africanos que vai acolher 6500 atletas das 24 modalidades, assim como outros diversos integrantes das delegações que elevarão para cerca de 10 mil o universo total dos visitantes ao país durante a prova.

Saia enalteceu, contudo, a “batalha vencida” no que tange ao financiamento para a construção da vila de jogos, mas afirma que a mesma só estará completamente ganha quando as outras infra-estruturas existentes no país forem também reabilitadas para possibilitar um melhor acolhimento da prova.

Aliás, o Primeiro- Ministro de Portugal, José Sócrates, que visitou o país semana finda, manifestou o desejo do governo do seu pais financiar, em parceria com o moçambicano, as obras de construção da Vila Olímpica, que acomodará os atletas que vão participar nos X Jogos Africanos de 2011, em Maputo.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!