O consumo de drogas na capital moçambicana passou de 734 casos, no primeiro trimestre de 2013, para 768, em igual período deste ano, tendo a ingestão de bebidas alcoólicas contribuído significativamente para este aumento.
No primeiro trimestre de 2014 deram entrada no Gabinete de Prevenção e Combate às Drogas 478 pessoas que sofriam de problemas relacionados com o consumo do álcool, contra 402 casos registados no mesmo período do ano passado.
afete Saere, directora do Gabinete de Prevenção e Combate às Drogas em Maputo, disse que os outros casos estão relacionados com o consumo do tabaco e estupefacientes, sendo que maior incidência de consumo da cannabis sativa, vulgo soruma, acontece nos distritos municipais KaNlhamankulu e KaMaxaquene.
Por conseguinte, 211 cidadãos sofrem de perturbações mentais e encontram-se sob cuidados médicos no Hospital Psiquiátrico de Infulene. Estes dados foram apresentados no âmbito do Dia Internacional de Combate à Droga, efeméride celebrada a 26 de Junho de cada ano.