O Conselho Municipal da Cidade de Maputo equaciona a possibilidade de recorrer à cobrança coerciva dos cerca de 27 milhões de meticais devidos, já lá vão cinco anos, por alguns pescadores activos na KaTembe, na margem Sul da Baía de Maputo.
O valor tinha sido desembolsado pelo Fundo de Desenvolvimento Distrital no montante global de 35 milhões de meticais, dos quais apenas foram devolvidos cerca de oito milhões de meticais, segundo um documento da edilidade apresentado naquela região por ocasião da visita a KaTembe de David Simango, para avaliar o nível de desempenho do seu executivo na mesma região.
Pescado
O documento revela, entretanto, que cerca de 310 toneladas de pescado diverso deverão ser o volume de mariscos a serem capturados na KaTembe, até finais de 2012, contra cerca de 250 toneladas do ano anterior, representando um aumento de produção estimado em cerca de 60 toneladas.
O incremento deve-se ao financiamento feito pelo Fundo de Desenvolvimento Distrital no valor global de 35,2 milhões de meticais a 194 projectos de 1180 membros, ao longo dos últimos cinco anos.