Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confrontos no Egito deixam pelo menos 11 mortos

Pelo menos 11 pessoas foram mortas em Port Said, Sábado (26), durante os distúrbios provocados por manifestantes revoltados pelo facto de um tribunal ter condenado 21 pessoas à morte por causa do tumulto num estádio de futebol que deixou 74 pessoas mortas, ano passado.

Veículos blindados e policiais militares foram mobilizados nas ruas de Port Said, cidade mediterrânea.

Um general disse que os militares foram enviados ao local para “restabelecer a calma e a estabilidade em Port Said e para proteger as instituições públicas”, segundo a agência de notícias estatal.

Fontes do sector de segurança disseram que as últimas vítimas elevaram para 20 o número de mortos em três dias de violência. Outras centenas de pessoas ficaram feridas.

A agitação começou com manifestações para marcar o segundo aniversário da derrubada do presidente Hosni Mubarak. Os manifestantes acusam o actual presidente, Mohamed Mursi, e seus aliados islâmicos de trair os ideais da revolução que derrubou Mubarak.

Nove pessoas foram mortas na violência, Sexta-feira, a maioria na cidade portuária de Suez, para onde o Exército também foi deslocado.

Os confrontos deste Sábado em Port Said começaram depois que um tribunal condenou 21 homens, a maioria deles moradores da cidade, à morte por envolvimento na tragédia no estádio de futebol da cidade, a 1 de Fevereiro de 2012.

Muitos espectadores foram esmagados e algumas testemunhas viram pessoas serem lançadas de arquibancadas depois do jogo entre o Al Ahly, do Cairo, e a equipe local, o al-Masri.

Muitos mortos eram de adeptos da equipa visitante. No total, 73 pessoas foram julgadas. Em Março serão emitidas outras sentenças, segundo o juiz.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!