Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confrontos nas Filipinas entre Exército e rebeldes matam 19 pessoas

Pelo menos 19 pessoas morreram nas Filipinas quando tropas do governo entraram em confronto esta terça-feira com centenas de integrantes do maior grupo rebelde muçulmano do país em uma instável ilha, disse um porta-voz do Exército.

Autoridades filipinas enviaram dois helicópteros de guerra e dois aviões OV-10 para apaziguar as lutas depois que um pelotão do Exército enfrentou a Frente Moro Islâmica de Libertação (FMIL), na ilha de Basilan.

O tenente-coronel Randolph Cabangbang disse que soldados estavam a confirmar informações de que uma gangue de sequestradores islâmicos estaria mantendo um adolescente americano em cativeiro próximo à cidade de al Barka, na ilha de Basilan. “Sofremos perdas e no momento temos 12 mortos, 11 feridos e 10 desaparecidos”, disse Cabangbang a jornalistas.

Autoridades militares e policiais disseram que sete rebeldes também morreram e um número indeterminado ficou ferido nos ataques aéreos e bombardeios por terra. Os dois lados acusaram-se de romper os sete anos de cessar-fogo.

A FMIL tem negociado com o governo para encerrar mais de quatro décadas de conflitos que já mataram 120 mil pessoas, deslocaram 2 milhões e prejudicaram o crescimento das áreas muçulmanas no sul das Filipinas, que são pobres, mas ricas em recursos naturais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!