Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confrontos na Somália matam cinco pessoas

Pelo menos cinco pessoas que tentavam fugir de confrontos numa aldeia a noroeste de Mogadíscio morreram por causa da queda de um foguete sobre um mini bus que as transportava, enquanto soldados do governo somali e da União Africana intensificam seus ataque a militantes do grupo islâmico Al Shabaab.

A ofensiva começou nesta semana na periferia norte da capital da Somália, obrigando centenas de famílias a fugirem das suas precárias moradias na direção do centro da cidade. Ali Musa, coordenador das ambulâncias em Mogadíscio, disse à Reuters que os mortos estavam tentando fugir de Lafole, 21 quilômetros a noroeste da capital, e que nove pessoas ficaram feridas. Não ficou claro quem disparou o foguete.

A força da UA, que já controla a maior parte da capital, está tentando impor sua presença no chamado Corredor de Afgoye, uma antiga zona rural próxima a Mogadíscio, onde hoje vivem centenas de milhares de refugiados internos.

Uma porta-voz da Missão da União Africana na Somália disse que os soldados estão nos arredores de Afgoye, mas evitam atacar para poupar os civis e suas propriedades. Ele acrescentou que sete soldados da missão ficaram feridos em confrontos na quarta e quinta-feira.

Moradores disseram ter visto soldados da UA e do governo no acesso a Afgoye, que centenas de pessoas fugiram nos últimos três dias dessa e de outras localidades próximas, e que os militantes da Al Shabaab também fugiram para áreas remotas do sul, com exceção de alguns poucos combatentes que permaneceram para lutar.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!