Pelo menos nove pessoas morreram e 44 ficaram feridas depois de dois confrontos entre as forças de segurança e civis armados no Estado mexicano de Michoacán, disse uma autoridade, esta terça-feira (6).
O responsável pela segurança estadual, Alfredo Castillo, disse que o primeiro enfrentamento ocorreu na madrugada logo depois de os soldados e polícias federais terem desalojado um grupo de pessoas que tinha tomado o Palácio Municipal de Apatzingán.
No local morreu uma pessoa que teria sido atropelada ao tentar fugir da luta. O incidente deixou 44 detidos, de quem as autoridades apreenderam armas e 23 carros. Horas mais tarde, durante o traslado destes veículos a um depósito, houve um tiroteio com um grupo armado que tentou recuperá-los, acrescentou Castillo em entrevista colectiva.
Outras oito pessoas morreram. Localizado na tumultuada zona de Tierra Caliente, Apatzingán é considerada um dos principais redutos dos Caballeros Templarios, um cartel com carácter de seita religiosa acusado de sequestros e extorsões, além de narcotráfico e contrabando de ferro à China.