Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confirmado surto da dengue em Nampula

O Ministério da Saúde (MISAU) confirmou nesta segunda-feira(16) a eclosão da dengue na província de Nampula, norte de Moçambique, havendo até ao momento 110 casos 110 casos registados, que ainda não se saldaram em nenhum óbito. A dengue é uma doença febril aguda causada por um vírus e está entre os principais problemas de saúde pública no mundo. O seu principal vector de transmissão é o mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.

A directora nacional adjunta de Saúde Pública, Benigna Matsinhe, que falava na conferência de imprensa havida na sede do órgão central, disse que o sector accionou todos os seus mecanismos de monitoria logo que recebeu relatos sobre a eclosão da doença em Nampula. As amostras recolhidas e submetidas aos exames laboratoriais deram, segundo Matsinhe, um resultado positivo confirmando, por conseguinte, o surto da doença no país que, no em todo o mundo provoca, anualmente a morte de 20 mil pessoas segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS). Todavia, a fonte apontou o facto de as medidas de prevenção e protecção contra a doença serem muito fáceis de seguir, porque são similares as de outras desencadeadas pelo sector para a prevenção de patologias como a malária e a cólera.

“Há alguns aspectos particulares em relação a dengue que é, por exemplo, o facto de ser uma doença cujo principal vector nasce em qualquer água desde a água do vaso, até ao tanque de água de um prédio, onde quer que haja água”, explicou a directora, apontando que por esta razão se torna ligeiramente fácil controlar o vector. Todavia, a orientação do sector da saúde à província ora afectada é no sentido de observar todas as medidas prescritas, para mitigar e erradicar o surto da doença que infecta, todos os anos, um universo estimado entre 50 a 100 milhões de pessoas em todos os continentes com a excepção da Europa.

Benigna Matsinhe disse, por outro lado, que a experiência, em 2014, da vizinha província de Cabo Delgado que conseguiu conter o surto constitui um valor acrescentado para Nampula a braços com a doença.

“Por que ela já tem experiência na doença também está a apoiar a província de Nampula para ver como é que juntas podem conter a doença, disse a fonte, anotando que os casos são referentes ao período entre Janeiro e a primeira semana do mês em curso.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!