Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Confederação das Associações Económicas interage com inovadores e investigadores

Visando identificar mecanismos e acções para garantir que os resultados da investigação científica e inovação sejam explorados numa perspectiva comercial pelo empresariado nacional, o sector privado – através da CTA-Confederação das Associações Económicas de Moçambique – interagiu, sexta-feira última, no Maputo, com inovadores e investigadores, no âmbito da IX Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia, que decorreu na capital do país.

O encontro, organizado em parceria com o Ministério da Ciência e Tecnologia, foi um espaço para o sector privado conhecer as diversas inovações e descobertas científicas expostas na mostra e partilhar programas, com vista à promoção da cultura científica, tecnológica e inovação na sociedade.

Agostinho Vuma, vicepresidente da CTA para a antena regional Sul, disse, na ocasião, que se trata de uma “oportunidade para a classe empresarial conhecer, explorar e, acima de tudo, maximizar as inovações apresentadas, através de parcerias a serem estabelecidas com os inovadores e investigadores”.

“Com a globalização e integração regional, o sector privado nacional enfrenta um grande desafio de garantir a competitividade das empresas, num mercado dinâmico e cada vez mais exigente e a inovação desempenha um papel importante nesse processo, através da introdução de novas tecnologias e criação de novos mercados”, frisou Agostinho Vuma.

Por seu turno, intervindo na qualidade de moderador, o vice-ministro dos Recursos Minerais, Abdul Razak, indicou que o encontro surge da necessidade de “garantir que os resultados da investigação científica e inovação sejam transformados em produtos que possam ser, efectivamente, colocados no mercado, para o benefício da sociedade”.

A IX Mostra Moçambicana de Ciência e Tecnologia consiste numa exposição de ciência, tecnologia, inovação e palestras, com o objectivo de promover a divulgação dos resultados de investigação científica e estimular uma maior interacção entre as instituições de investigação, ensino e instituições públicas e privadas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!