Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
Publicidade

Concluída construção da primeira turbina eólica

A construção da primeira turbina eólica de geração de energia na praia da Rocha, província de Inhambane, sul de Moçambique, já foi concluída e pronta para ser utilizada, segundo o Ministro da Energia, Salvador Namburete. Esta infra-estrutura energética, que é a primeira em Moçambique, nos tempos actuais, será inaugurada no próximo dia 8 do corrente mês, pelo Presidente da República, Armando Guebuza, que se encontra de visita a Inhambane, no âmbito da sua governação inclusiva.

De acordo com dados apurados pela AIM, a turbina eólica tem capacidade para a geração de 300 kilowatts de energia e está ligada a uma linha de transmissão de 33 kilowatts de electricidade. Trata-se de uma linha de sete quilómetros. A energia gerada por aquela turbina eólica vai beneficiar 5.400 consumidores daquela zona. Trata-se de uma infra-estrutura desenvolvida por um consórcio sulafricano, cujo nome e o valor de investimento não foram ainda revelados.

O mesmo iniciou o trabalho em Dezembro do ano passado. Segundo o Ministro da Energia, Salvador Namburete, no âmbito da exploração da energia dos ventos, a instituição que dirige está a negociar com algumas empresas moçambicanas para o mapeamento eólico no país, para facilitar o investimento deste área. Ainda neste contexto, foram elaborados estudos, cujos resultados preliminares apontam para a existência de potencial para instalação de um parque eólico de 100 megawatts no distrito de Matutuine, província de Maputo, e no Tofinho, província de Inhambane.

“Nós queremos fazer o mapeamento para quando os investidores parecerem a manifestar interesse em investir nesta área nós sabermos onde podem implantar os seus projectos. Já realizamos medição do potencial eólico no país, concretamente nas praias da Ponta D’ouro e Tofinho, em breve vamos iniciar a médio de outros locais com vista a assegurar o mapeamento do potencial nacional” explicou. O vento é uma fonte de energia limpa e inesgotável, e a exploração da energia eólica enquadra-se no âmbito do desenvolvimento de energias novas e renováveis no país, que existência em abundância.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

error: Content is protected !!