Nove escolas primárias e uma secundária estão a ser usadas como latrinas, pelas comunidades, nos distritos e nas cidades da província de Nampula. A situação, que tende a virar moda, preocupa as autoridades do ensino locais.
Trata-se das escolas Primaria Completa de Muatala, Mutauanha, Namutequeliua, Cossore, Namialo, Mutomote, Murapaniua, Namuatho “B”, Namicopo e a Escola Secundaria de Teacane.
Segundo o director da Escola Primária Completa de Namialo, no distrito de Meconta, Ali Ruquia, o uso das salas de aula, cuja finalidade é a formação e instrução do Homem, para necessidades maiores, é feito por indivíduos de ma fé. Fazem-no à noite.
Consequentemente, todos os dias as primeiras aulas nocturnas e do período da manhã iniciam com atraso porque antes alguém deve limpar a sujidade.
Ali Ruquia suspeita que o fecalismo nos espaços em causa seja resultado da falta de latrinas nas comunidades vizinhas. Como forma de contornar a situação, apela aos residentes das redondezas das escolas afectadas a serem mais vigilantes no sentido de neutralizar dos mentores daquela imoralidade.
Para além de comprometer os planos pedagógicos, acrescentou Ruquia, o problema pode criar doenças nas crianças que frequentam as mesmas escolas, pois elas também participam das limpezas.
Por isso, os encarregados de educação, na Escola Primária de Muatala, por exemplo, referiram que as crianças deviam ser poupadas das limpezas, deixando a tarefa para os contínuos e outros funcionários.