Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Companhia de carvão vai investir USD 2 milhões

A Ncondezi Coal Company Mozambique LDA, uma companhia vocacionada na pesquisa, prospecção e para a futura exploração de recursos carboníferos, na província de Tete, acaba de orçar 2 milhões de dólares norte-americanos para despesas em iniciativas de responsabilidade social para o próximo triénio.

 

 

Trata-se de iniciativas de responsabilidade social que incidirão sobre o desenvolvimento de infra-estruturas sociais para a comunidade local nas áreas de, agricultura, educação e desportos, saúde, agua potável, formação técnico- profissional, preservação das tradições e cultura, sensibilização ambiental e outras.

Os gestores da companhia garantem que as comunidades locais foram plenamente consultadas como parte da elaboração do programa de responsabilidade social da empresa.

A companhia concluiu, semana finda, as reuniões públicas realizadas com as comunidades locais, autoridades reguladoras e outros intervenientes na cidade de Tete e vila de Moatize de acordo com o Decreto-Lei 45/2004 de 29 de Setembro que versa sobre o Ambiente.

As reuniões, segundo os gestores, proporcionaram uma oportunidade aos residentes locais de interagir com a empresa e melhor compreender como é que as actividades de desenvolvimento contínuo da mina do projecto Ncondezi nas concessões da empresa (Blocos 804L e 805L) podem afectá-los a si e ao ambiente no futuro.

No que diz respeito as políticas de gestão ambiental, a instituição assegura estar já em curso um estudo detalhado de avaliação de impacto ambiental e sócio-económico sobre o Projecto de Ncondezi para a potencial futura exploração mineira de carvão.

Para o efeito, foram contratadas duas empresas de consultoria, designadamente a Impacto Lda, uma empresa nacional e a Environmental Resources Management Southern Africa (Pty) Ltd, uma empresa internacional.

Foram elaborados os Planos Abrangentes de Gestão Ambiental (PGA) para as actuais actividades de Pesquisa e Prospecção e o recém-inaugurado acampamento do Projecto Ncondezi e estão sendo integralmente aderidos.

Refira-se que, as actividades de pesquisa e prospecção encontram-se numa fase bastante avançada no Projecto de Ncondezi, que compreende as áreas de concessão 804L e 805L, e localiza-se aproximadamente 70km a nordeste da capital da Província de Tete e a 10km da linha de Sena.

O Projecto Ncondezi abrange uma área de aproximadamente 38.700ha e possui recursos carboníferos de JORC na ordem de 1,8 biliões de toneladas.

Um estudo de definição de âmbito concluído em princípios de 2010 confirmou o potencial económico para a exploração mineral a céu aberto de 10 milhões de toneladas de carvão térmico com potencial de carvão de coque para exportação por ano.

A Empresa tem como objectivo concluir um estudo definitivo de viabilidade sobre o Projecto Ncondezi no segundo semestre de 2012 e passar para a produção ini- cial no segundo semestre de 2014.

A Ncondezi Coal Company Mozambique LDA é uma subsidiária detida 100% na sua íntegra pela Ncondezi Coal Company Ltd. Trata-se de uma empresa de pesquisa e prospecção com quarto licenças de pesquisa e prospecção na Província de Tete.

A empresa detém licenças de pesquisa e prospecção para mais de 73.160 ha localizadas na bacia de Zambeze, um ambiente geológico considerado como sendo uma das últimas bacias carboníferas não exploradas do mundo.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!