Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comissária européia Dalia Grybauskaite vence eleição presidencial na Lituânia

A comissária européia Dalia Grybauskaite foi eleita presidente da Lituânia no primeiro turno das eleições presidenciais, neste domingo, com 69% dos votos, segundo os primeiros resultados divulgados pela comissão eleitoral central com 99,34% dos votos apurados.

Competindo com seis outros candidatos em um contexto de grave crise econômica, a atual comissária encarregada do orçamento europeu teve 69,04% dos votos válidos. A taxa de participação calculada nos 2.027 centros de votação que já concluíram a contagem (de um total de 2.035) é de 51,65%.

Para que um candidato seja eleito no primeiro turno, é necessário obter mais da metade dos votos com uma taxa de participação superior a 50%. O social democrata Algirdas Butkevicius ficou em segundo lugar, atrás de uma grande vantagem da vencedora, com apenas 11,86% das preferências.

Encarregada, em Bruxelas, da programação financeira e do orçamento, Dalia Grybauskaite, de 53 anos, se apresentou aos eleitores como uma candidata independente, colocando a transparência de sua vida pública e a luta contra os oligarcas como pontos chave de seu programa.

A cerimônia de posse da nova presidente lituana está marcada para o dia 12 de julho.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!