A comissária européia Dalia Grybauskaite foi eleita presidente da Lituânia no primeiro turno das eleições presidenciais, neste domingo, com 69% dos votos, segundo os primeiros resultados divulgados pela comissão eleitoral central com 99,34% dos votos apurados.
Competindo com seis outros candidatos em um contexto de grave crise econômica, a atual comissária encarregada do orçamento europeu teve 69,04% dos votos válidos. A taxa de participação calculada nos 2.027 centros de votação que já concluíram a contagem (de um total de 2.035) é de 51,65%.
Para que um candidato seja eleito no primeiro turno, é necessário obter mais da metade dos votos com uma taxa de participação superior a 50%. O social democrata Algirdas Butkevicius ficou em segundo lugar, atrás de uma grande vantagem da vencedora, com apenas 11,86% das preferências.
Encarregada, em Bruxelas, da programação financeira e do orçamento, Dalia Grybauskaite, de 53 anos, se apresentou aos eleitores como uma candidata independente, colocando a transparência de sua vida pública e a luta contra os oligarcas como pontos chave de seu programa.
A cerimônia de posse da nova presidente lituana está marcada para o dia 12 de julho.