Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comércio mundial cairá mais de 10% em 2009, segundo Lamy

O comércio mundial registrará este ano provavelmente uma queda sem precedentes, superior a 10%, em consequência da crise econ]omica, advertiu na segunda-feira o director da Organização Mundial do Comércio (OMC), Pascal Lamy.

Mesmo admitindo que os governos fizeram progressos na luta contra a crise, Lamy destacou que ainda resta muito por fazer. “Em Fevereiro deste ano, a crise atingiu o pico. Menos de um ano depois, conseguimos avançar, mas ainda não saímos do problema”, afirmou durante um fórum em Seul. “O processo de limpeza está no meio do caminho, mas os progressos ainda são muito lentos”, completou Lamy.

Lamy considera ainda que por este motivo “as pressões para a adoptar medidas protecionistas, com seus ganhos ilusórios para as economias nacionais, não desaparecerão tão rapidamente”. Ele insistiu em consequência na necessidade de concluir de uma vez por todas a Rodada de Doha, lançada em 2001 para a liberalização do comércio mundial, mas admitiu que isto “só acontecerá se todos (os países membros da OMC) estiverem dispostos a fazer um esforço sério”.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!