Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Comboio da Vale Moçambique atacado na província de Sofala

Um comboio de carga da mineradora Vale Moçambique, transportando carvão mineral a partir da sua mina em Moatize, na província de Tete, foi atacado na noite desta segunda-feira (1) por homens armados, não identificados, na linha de sena, entre Muanza e Dondo, na província central de Sofala. Na região centro do nosso País vive-se em clima de guerra desde Julho de 2013 quando a Renamo, o maior partido da oposição, decidir alargar o perímetro de segurança do seu líder Afonso Dhlakama, ora em parte incerta, perante a cada vez maior presença de militares das Forças de Defesa e Segurança (FDS) moçambicanas.

Segundo as nossas fontes o comboio foi atingido por uma rajada de tiros, quando cruzava uma zona conhecida por Samacuza, que alojaram-se na parte da frente da locomotiva, que não parou, e ainda foi metralhada no lado direito.

O maquinista da locomotiva ficou ferido, numa das pernas.

O comboio seguiu viagem para a cidade da Beira conduzido pelo auxiliar do maquinista.

O ferido foi transportado para uma clínica privada na capital de Sofala, ainda na noite desta segunda-feira.

Apesar do Governo e da Renamo estarem em negociações, que já resultaram na revisão da lei eleitoral, uma das principais reivindicações do partido de Afonso Dlakhama, a guerra continua em Moçambique, embora agora mais circunscrita à província de Sofala. Esta semana o Ministério da Defesa revelou que as FDS sofreram ataques de guerrilheiros da Perdiz em Santujira, Piro, Vunduzi, Casa Banana e Mussicase, na província central de Sofala.

 

CONFIRA OS INCIDENTES ARMADOS QUE TEMOS REGISTADO DESDE O INÍCIO DA GUERRA

{jumi [*35]}

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!