Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Combates no Norte da República Centro-Africana

A principal cidade do Norte da República Centro-Africana (RCA), Birao, está a ser desde a madrugada de hoje palco de combates. O chefe operacional do movimento rebelde Convenção dos Patriotas para a Justiça e a Paz (CPJP), Abdoulaye Hissène, disse que o grupo conquistou pelas 4h30 a localidade, capital da prefeitura de Vakaga, junto às fronteiras com o Chade e o Sudão.

“As operações foram dirigidas pelo comandante Issa Israël”, declarou à AFP aquele elemento de um movimento criado pelo antigo ministro Charles Massi, que aparentemente foi morto por tropas governamentais em Janeiro deste ano, em circunstâncias ainda por esclarecer. Contactado pelo telefone a partir de Libreville, capital do Gabão, Hissène não chegou a dar um balanço das baixas registadas durante os combates desta madrugada.

Por seu turno, um responsável militar centro-africano confirmou já hoje de manhã, em Bangui, a capital, que se estava a combater em Birao, muito perto da conturbada região sudanesa do Darfur. “Os atacantes, que ainda não identificámos, atacaram directamente a base das Forças Armadas Centro-Africanas”, afirmou aquela fonte governamental, igualmente sem dar qualquer balanço das escaramuças.

Em Birao encontram-se 300 homens da Missão das Nações Unidas na RCA e no Chade (Minurcat), bem como representantes de organizações não governamentais que procuram ajudar milhares de deslocados e refugiados da região.

A Minurcart foi criada ao abrigo de resoluções tomadas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas em 2007, 2008 e 2009, com 300 polícias e 5.200 militares. Em 25 de Maio último o seu mandato foi prorrogado até ao próximo dia 31 de Dezembro.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!