Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cólera: onda de desinformação leva a detenção de oito pessoas

A polícia moçambicana deteve oito indivíduos, no distrito de Mossuril, província nortenha de Nampula, indiciados de envolvimento numa onda de desinformação sobre a origem da cólera naquele ponto do país.

O facto, segundo anunciou a Rádio Moçambique, começou quando, há três semanas, quatro comunidades do posto administrativo de Matibane viveram momentos de agitação após circular informações dando conta de que alguns secretários dos bairros estavam a distribuir a doença da cólera nos centros de saúde.

A agitação, que obrigou a intervenção da polícia para repor a ordem e tranquilidade, levou ao espancamento de um nutricionista e um líder comunitário, acusados de serem os distribuidores da doença, facto que culminou com a detenção de oito indivíduos supostamente por serem os mentores da onda de desinformação.

As autoridades do sector de educação no distrito de Mossuril, em Nampula, estão preocupadas porque algumas famílias estão a abandonar o posto administrativo de Matibane, levando consigo crianças em idade escolar, devido a onda de desinformação sobre a origem da cólera.

Esta não é a primeira vez que se registam casos de desinformação sobre a origem da cólera em Nampula, em Setembro último, a polícia deteve no município de Nacala – Porto, 13 cidadãos acusados de desinformação sobre a cólera e incitação a violência contra as estruturas administrativos locais.

O grupo que protagonizou estes actos era, maioritariamente, composto por jovens, que andavam nas zonas residenciais a instigarem a violência contra as estruturas locais, alegando que estas eram as responsáveis pelo surgimento da cólera.

Num passado não distante, alguns distritos de Nampula, como é o caso de Moma e Mogincual, foram palco de actos de violência por desinformação sobre a cólera, o que culminou com a morte de elementos da polícia, saúde, Cruz Vermelha de Moçambique (CVM) e populares, entre outros danos humanos e materiais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!