Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Colecionador encontra dois dedos e um dente de Galileu na Itália

Dois dedos e um dente de Galileu Galilei, desaparecidos há 100 anos, foram encontrados graças a um colecionador e serão exibidos em 2010, informou esta sexta-feira à AFP o diretor do Instituto de História da Ciência de Florença (centro da Itália).

“É uma descoberta surpreendente”, declarou Paolo Galluzzi, diretor do instituto florentino. “Um colecionador, que deseja permanecer anônimo, nos ligou há dois dias para contar que havia adquirido sem saber dois dedos e um dente de Galileu num leilão. Nós os examinamos imediatamente e ele tinha razão”, contou.

Os dedos e o dente do célebre astrônomo foram vistos pela última vez em 1905. “Acreditávamos que estavam perdidos”, disse Galluzzi, que agora organiza uma mostra em Florença para março de 2010. Os restos de Galileu, considerado pai da astronomia moderna, perseguido pela Inquisição católica, foram roubados junto com outro dedo e uma de suas costelas em 1737, quando eram transportados para um túmulo monumento na basílica de Santa Croce de Florença.

Galileu Galilei (1564-1642) nasceu em Pisa, no centro da Itália. Começou a observar a Lua e as estrelas com um telescópio revolucionário, e suas descobertas permitiram que ele confirmasse a rotação da Terra em torno do Sol, teoria que já havia sido aventada por Copérnico. Suas pesquisas, no entanto, provocaram a ira da Igreja e fizeram com que ele fosse duramente perseguido pela Inquisição.

No fim, foi obrigado a negar suas teses para escapar da morte na fogueira. A Igreja católica só reconheceu seu equívoco em 1992, durante o papado de João Paulo II, e agora homenageia o cientista italiano com uma exposição na programação do Ano Internacional da Astronomia proclamado pelas Nações Unidas.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!