Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cobrados 77.927 milhões de meticais em receitas do Estado no primeiro trimestre de 2014

Cerca de 77.927 milhões de meticais foram cobrados em receitas do Estado ao longo do primeiro trimestre de 2014 e o montante colectado corresponde a 14,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do ano em curso.

O valor representa cerca de 3% acima do peso registado em igual período de 2013, segundo o Banco de Moçambique (BM), acrescentando, entretanto, que, à semelhança de 2013, no período em análise, parte significativa das receitas colectadas pelo Estado são fiscais, no montante de 68.023 milhões de meticais e provêm dos impostos sobre rendimentos, nomeadamente, Imposto de Rendimento de Pessoas Colectivas (IRPC) e Imposto de Rendimento de Pessoas Singulares (IRPS).

Segundo ainda o BM, a receita cobrada pela via do IRPC foi na taxa de 76% e pela via do IRPS na taxa de 24%, com destaque para as mais-valias arrecadadas dos grandes projectos da indústria extractiva.

O peso das receitas fiscais no PIB foi, no primeiro trimestre de 2014, de 12,9%, cerca de 2,8 pontos percentuais acima do peso registado em igual período de 2013. De referir que para 2014 está estabelecido um crescimento real do PIB na ordem de 8% e taxa de inflação média anual de 5,6%.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!