Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CNE propõe ao Governo data para eleição intercalar em Nampula

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) vai propor, até esta quinta-feira (02), ao Conselho de Ministros, a data para a realização da eleição intercalar no município de Nampula, na sequência do assassinato bárbaro do edil Muhamudo Amurane, na noite de 04 de Outubro último, na sua residência particular, por pessoas ainda desconhecidas.

Paulo Cuinica, porta-voz daquela instituição que administra os processos eleitorais em Moçambique, disse a jornalistas que não podia se alongar mais entorno da provável data para a realização da eleição em causa, porque cabe ao Governo anunciá-la.

“Não podemos avançar a proposta porque estaríamos a esvaziar as competências do Conselho e Ministros”. Este pode entender fixar uma outra data diferente daquela que a CNE propôs, disse o Cuinica, frisando que a entidade a que está afecto aprovou igualmente o cronograma relativo ao escrutínio. Ele não revelou também o custo da eleição, que terá lugar num momento em que o Governo se queixa da falta de fundos para suportar diferentes actividades inerentes ao progresso do país.

“Deixamos tudo ao critério do Conselho de Ministros”. A proposta da data para a eleição intercalar no maior circulo eleitoral de Moçambique surge após a CNE receber a notificação do Executivo para o efeito. e, na sequência da quarta sessão ordinária do órgão eleitoral, havida hoje em Maputo, ficou aprovada a proposta da data para a eleição naquela urbe.

Num outro desenvolvimento, Cuinica disse que a CNE e o Secretariado Técnico e Administração Eleitoral (STAE) realizaram quarta-feira (01) uma sessão ordinária, na qual, para além data da eleição e do respectivo cronograma, aprovou-se duas deliberações sobre o preenchimento de vagas nas comissões distritais de eleições de Gondola, província de Manica, e Marromeu, em Sofala.

A vacatura surge na sequência da renúncia de Engele Ruraca e da morte de Eugénio Beula, os quais serão substituídos por Lucas Duque e Abel Santos, respectivamente, de acordo com Cuinica.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts