Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

CNE confirma vitória do MDM e seu candidato em Gurúè e diz que o processo foi normal

A Comissão Nacional de Eleicões (CNE) confirmou esta sexta-feira (14) a vitória do Movimento Democrático de Moçambique (MDM) e do seu candidato, Orlando Janeiro, na repetição das eleições autárquicas no município de Gurúé, província da Zambézia, no último sábado (08).

A CNE considera que, de um modo geral, o processo decorreu sem irregularidades, tanto que nem houve reclamação por parte dos mandatários de partidos. Segundo o presidente daquele órgão, Abdul Carimo, “não foram registadas irregularidades durante as operações eleitorais que possam influenciar os resultados referentes à cada eleição na autarquia de Gurúè”.

No escrutínio, o candidato da Frelimo, Jahanguir Hussein Ussufo, obteve um total de 6.439 votos, correspondentes a 44.85 porcento, contra 7.918, equivalentes a 55.15 porcento, do candidato do MDM, Orlando Janeiro.

No que diz respeito à eleição dos membros da Assembleia Municipal, o partido Frelimo obteve um total 6.559 votos, correspondentes a 46.10%, e o MDM 7769 votos, equivalentes a 53.90 porcento. Assim, o MDM detém a maioria naquele órgão, com 11 mandatos, enquanto a Frelimo não foin para além de 10.

Para este processo, estavam inscritos 36.672 eleitores, porém, apenas 15.0121 é que foram votar, ou seja, somente 41.23 porcento dos eleitores é que foram às urnas, o que significa uma abstenção de 58.77 porcento.

O processo foi acompanhado por 98 delegados de candidatura da Frelimo, igual número para o MDM, 152 observadores nacionais e nove internacionais, e 60 jornalistas.

Recorde-se que o Conselho Constitucional invalidou as eleições autárquicas decorridas a 20 de Novembro de 2013 naquele município por ter registado irregularidades diversas.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!