Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

https://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.htmlhttps://www.petromoc.co.mz/Lubrificantes.html
ADVERTISEMENT

Clima: o G8 promete reduzir suas emissões em 80% até 2050

As potências mundiais que fazem parte do G8 decidiram esta quarta-feira dividir por dois suas emissões de gases com efeito estufa até 2050 em relação ao ano de 1990 ou a nos mais recentes, e diminuir em “80% ou mais” as emissões das nações industrializadas, para limitar o aquecimento global em 2°C, segundo a declaração final da reunião de cúpula realizada em l’Aquila.

Em declaração comum da qual a AFP obteve uma cópia, os oito grandes afirmam reconhecer “as advertências feitas por cientistas segundo as quais o aumento da temperatura média global acima do nível pré-industrial não deva ultrapassar 2°C”, indicam os oito dirigentes das nações mais ricas. “Este desafio mundial não pode ser enfrentado senão por uma ação internacional. Daí o porquê de reiterarmos nossa vontade de partilhar com todos os países o objetivo de uma redução de pelo menos 50% das emissões até 2050 (…).

Sustentamos igualmente o objetivo de uma redução acumulada das emissões desses gases nos países industrializados de 80% ou mais até 2050 em relação ao ano de 1990 ou aos anos mais recentes”. Esta última frase deixa a porta aberta aos Estados Unidos que se comprometeram com reduções de mais de 80% de suas emissões até 2050, mas em comparação com 2005.

O texto estipula logo depois que “os níveis de referência podem variar” sendo necessário “que os esforços empreendidos sejam comparáveis”. É a primeira vez que o G8, que conta, agora, com a participação do presidente americano Barack Obama, se entende para reconhecer o umbral máximo de 2°C no aquecimento, já aprovado por mais de uma centena de países, entre eles a União Europeia.

É também a primeira vez que este grupo – que representa 13% da população e 40% das emissões mundiais – adota um objetivo para apenas as nações industrializadas, consideradas “poluidoras históricas” da atmosfera.

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

error: Content is protected !!