Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinzas de Gabriel García Márquez serão repartidas entre México e Colômbia

As cinzas do Prémio Nobel de Literatura Gabriel García Márquez serão repartidas entre México e Colômbia, afirmou nesta sexta-feira o embaixador colombiano, José Gabriel Ortiz.

O diplomata divulgou a informação em declarações aos jornalistas na porta da casa do escritor colombiano, que morreu na Cidade do México na quinta-feira, aos 87 anos. “No México ficará uma parte e eu acredito que o resto vai ser levado para Colômbia”, afirmou o embaixador.

O diplomata, em declarações reproduzidas pela emissora “Milenio”, disse que também os colombianos querem fazer a sua própria homenagem ao escritor, e por isso a ideia é que “parte de suas cinzas sejam levadas para o país”.

García Márquez fixou sua residência no México no início da década de 70, embora nunca perdeu a sua nacionalidade colombiana.

O embaixador antecipou detalhes da homenagem que será feita ao autor de “Cem anos de solidão” na próxima segunda-feira, no Palácio de Belas Artes, no centro histórico da capital mexicana. Está previsto que tanto ele como o diretor do Conselho Nacional para a Cultura e as Artes (Conaculta), Rafael Tovar, recebam nesse dia as cinzas do escritor que a família entregará.

Tovar e Ortiz depositarão as cinzas em uma estante ou pódio que está sendo preparado no Palácio de Belas Artes e se encarregarão da primeira guarda de honra, afirmou o diplomata. Está previsto que a última guarda de honra seja feita pelos presidentes da Colômbia e do México, Juan Manuel Santos e Enrique Peña Nieto, acrescentou Ortiz.

García Márquez faleceu na quinta-feira no seu domicílio no sul da capital mexicana, dias após sair de um hospital onde foi tratado por uma pneumonia.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!