Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinco milhões de pessoas poderão ser alfabetizadas até 2015

Cerca de cinco milhões de pessoas, na sua maioria do sexo feminino, serão alfabetizadas em Moçambique, até 2015. Com este número de pessoas alfabetizadas, as autoridades pretendem alcançar a meta de 30 por cento do analfabetismo no país.

Segundo os últimos dados do Inquérito de Indicadores Múltiplos, o país tem uma taxa de analfabetismo estimada em 48 por cento. As províncias do norte de Moçambique são as regiões do país que apresentam os mais elevados índices de analfabetismo, com uma taxa acima da média nacional.

A meta de alfabetização de cinco milhões de pessoas em todo o país enquadrase no âmbito do plano de erradicação do analfabetismo no país, levado a cabo pelo Ministério da Educação (MINED).

Segundo o Director Nacional de Educação de Adultos, Ernesto Muianga, citado na pagina electrónica da Rede de Direitos da Criança em Moçambique, o MINED vai contar com o envolvimento da sociedade civil, sector privado e estabelecimento de um fundo nacional para alfabetização como forma de erradicar o analfabetismo no país.

Dados oficiais indicam que de 2001 a 2010 foram alfabetizadas mais de 2.5 milhões de pessoas no país através de diferentes programas e iniciativas nacionais.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!