Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cinco candidatos à docência envolvidos em fraude acadêmica

Pelo menos cinco candidatos ao curso de professorado no Instituto de Formação de Professores de Nampula (IFPN), dos 2.489 que disputavam 180 vagas, estão a contas com as autoridades, acusados de fraude académica nos exames de admissão realizados na quarta-feira (08).

Os visados encontram-se na primeira esquadra da Polícia da República de Moçambique (PRM) em Nampula. Informações em poder do @Verdade indicam que do grupo, duas candidatas foram surpreendidas com um guião de correcção do exame de Matemática enviado para os seus telemóveis.

Segundo apurámos, uma das pessoas que forneceram a correcção do exame em causa é formador naquela instituição do Estado, sob tutela do Ministério da Educação. O caso foi encaminhado à Direcção Provincial da Educação e Cultura em Nampula, onde decidiu-se que as implicadas deviam ser responsabilizadas. Entretanto, o director do IFPN, Ussene Amade, tentou acobertar os supostos fraudulentos alegadamente para evitar a repercussão do caso.

Miguel Bartolomeu, porta-voz da PRM, confirmou a detenção de pelo menos uma candidata cujo nome não foi revelado, a qual foi liberta pelo Tribunal Judicial de Nampula por falta de provas, enquanto se investiga os outros candidatos.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!