Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Cidade sede: Tshwane/Pretória

Com um património rico e colorido e dona de uma infinidade de museus, monumentos, prédios históricos e mercados de artesanato e arte contemporânea, a cidade de Tshwane/Pretória pulsa como centro cultural da África do Sul numa mistura única de novo e antigo.

Os visitantes poderão vivenciar uma experiência táctil no Museu de Ciência e Tecnologia, conhecer uma máquina de cunhar moedas de 1892 ainda em operação na Casa da Moeda da África do Sul, ou ainda assistir a espectáculos na Church Square e no State Theatre. Tshwane/Pretória é a capital administrativa da África do Sul, onde estão localizadas diversas embaixadas e os Union Buildings, a sede do Governo. Os edifícios de arenito, cenários das posses presidenciais de Nelson Mandela, Thabo Mbeki e do actual líder Jacob Zuma, oferecem uma bela vista sobre a cidade.

O povo ndebele foi o primeiro a estabelecer-se às margens do rio Tshwane, baptizado em homenagem ao chefe do grupo. Ali seria fundada mais tarde a cidade de Pretória, que em 1855 foi escolhida como a primeira capital da Zuid-Afrikaanche Republiek (ZAR), território reivindicado pelos colonos holandeses da África do Sul. Entre 1956 e 1961, a cidade foi sede do Julgamento de Rivónia, que levou à acusação e à detenção de Nelson Mandela e muitos outros. Em 1994, o mesmo acusado seria então empossado como presidente da África do Sul. Muitos turistas optam por se hospedar fora do centro urbano, o que dá a oportunidade de ver mais da bela zona rural da região.

Essa área oferece espectaculares reservas naturais e a oportunidade de observar um pouco da vida selvagem da África do Sul, principalmente na reserva natural de Groenkloof. O Fountain Valley, especialmente, é de tirar o fôlego. Baptizada de “Vale das Mil Árvores”, a reserva natural de Groenkloof foi a primeira do continente africano a ser proclamada área de caça. Se você quiser passar a noite no local, pode escolher entre as opções de hospedagem disponíveis.

Atteridgeville, por sua vez, é um distrito de singular importância por hospedar o cemitério onde estão enterrados Kgomotso Ditsego e Irene Phalatsi. Eles estavam entre as primeiras vítimas do levantamento de Soweto de 1976 e as suas memórias permanecem guardadas pelos habitantes da cidade. Church Square, situada no centro da cidade, é considerada o berço daquilo que com o tempo se transformou em Pretória. O nome deve-se ao facto de que o local era originalmente um mercado onde os agricultores se reuniam com os seus carros de boi e as suas tendas na época do “nagmaal”, ou Sagrada Comunhão.

Cartão postal mais conhecido de Tshwane, os imponentes Union Buildings erguemse majestosamente sobre o Meintjieskop, dominando a paisagem urbana. Eles simbolizam a autoridade do Estado e o status da cidade como sede do Governo nacional. Os edifícios servem de cenário para as cerimónias políticas mais importantes do país, como a posse de Nelson Mandela na presidência em Abril de 1994.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!