As autoridades da Polícia da capital moçambicana registaram dois acidentes de viação durante as festividades do fim do ano, num dos quais uma pessoa perdeu a vida, contra quatro em igual período do ano passado, e duas contraíram traumatismos graves e um ferido ligeiro.
De acordo com o porta-voz do Comando da Polícia da República de Moçambique (PRM) na cidade de Maputo, Orlando Modumane, tratou-se de um choque entre carros e um atropelamento. Durante a transição do ano, a Polícia de Trânsito (PT) posicionada em diferentes artérias da urbe, submeteu 57 condutores ao teste de alcoolemia, dos quais 27 surpreendidos a conduzir em estado de embriaguez.
Enquanto isso, sete pessoas estão internadas no Hospital Provincial de Quelimane vítimas de Acidentes de viação. Na mesma unidade sanitária, durante a festa de passagem para o ano novo, três pacientes deram entrada em consequência de terem sofrido queimaduras graves, porém, infelizmente, dois deles perderam a vida.
Entretanto, Nélia Mutise, directora clinica do Hospital Provincial de Quelimane, disse que na transição de 2013 para 2014, o hospital recebeu, na sala de urgência, 214 doentes, contra 288 atendidos em 2012. Por sua vez, Elcídia Filipe, porta-voz da PRM na Zambézia considerou a transição para o ano novo calma, pois não houve nenhum incidente digno de realce.