Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chuvas desalojam mais de 50 famílias em Namacuia-Mocuba

Mais de 50 famílias da localidade de Namacuia, distrito de Mocuba, província da Zambézia, encontram-se sem abrigo, em consequência da destruição total e parcial das suas casas, pelas intensas chuvas que se fazem sentir um pouco por todo o país.

O @Verdade visitou aquela localidade e constatou que a maior parte das famílias afectadas encontra-se refugiada em casas vizinhas, em pequenas palhotas, e outras permanecem nas suas residências destruídas parcialmente, com todos os riscos daí decorrentes. Alguns moradores afirmam que as residências desabaram devido à humidade dos solos e do material precário usado na construção das habitações.

Alzira Manuel, uma das residentes daquela localidade, vive com dois menores e uma idosa, numa casa em que algumas paredes desabaram. “Pedi uma tenda aos líderes comunitários, mas estes afirmaram que desde que as requereram até hoje ainda não receberam”, disse. Uma outra que viu a sua residência desabar é Maria Gonçalves.

A nossa entrevistada referiu que não conseguiu retirar os seus bens de dentro da casa, e teve de construir uma palhota debaixo do cajueiro. É nesse local que vive com os seus três netos e dois sobrinhos. Maria lamentou o facto de não ter recebido apoio por parte das autoridades locais. “Os líderes comunitários alistam simplesmente as pessoas, mas os apoios nunca chegam”, disse.

Benjamim Lázaro, líder comunitário daquela localidade, reconheceu as lamentações dos afectados pelas chuvas, e disse que tudo depende das estruturas a nível da sede do distrito de Mocuba.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

error: Content is protected !!