Para continuarmos  a fazer jornalismo independente dos políticos e da vontade dos anunciantes o @Verdade passou a ter um preço.

Chonguene nova sede distrital de Xai-Xai

A sede do Governo do distrito de Xai-Xai, sul de Moçambique, que desde a era colonial tinha suas instalações nesta cidade, já se encontra a funcionar no posto administrativo de Chonguene.

A medida surge no âmbito do cumprimento da Lei 6/86 de 25 de Julho, a qual consagra e classifica o posto administrativo de Chonguene, a 15 quilómetros a nordeste da cidade de Xai-Xai, como sendo a sede do distrito, revelou o administrador Ricardo Nhacoongue, em entrevista ao “Diário de Moçambique”, à margem da cerimónia inaugural das respectivas infra-estruturas, nomeadamente o edifício do Governo distrital, a secretaria distrital, comando distrital da PRM e Serviços Distritais de Planeamento e Infra-estruturas.

“Aquando da minha nomeação como administrador, ano passado, fiquei surpreendido ao saber que a sede do distrito não era na cidade de Xai-Xai. Propus a quem de direito e desde então concentramos os nossos esforços no sentido de tornar Chonguene como sendo a verdadeira sede do distrito”, disse Nhacoongue.

A medida vai permitir não apenas uma melhor planificação das actividades de desenvolvimento do distrito como também a aproximação dos serviços sociais básicos à população.

Disse, a título de exemplo, que estando na cidade tornava quase impossível convencer os investidores/parceiros para a disponibilização de água potável à população dos postos administrativos de Zonguene, Chonguene e Chicumbane, regiões mais distantes da sede distrital.

“É no distrito onde reside maior parte da população e é no distrito onde existem recursos naturais para o desenvolvimento. Refiro-me, por exemplo, à disponibilidade da terra para a agricultura e pastagem de gado, entre outras actividades, e o nosso objectivo é garantir uma maior assistência aos cidadãos, em todas as áreas, para que o desenvolvimento do distrito seja uma realidade em Xai-Xai”, frisou.

O administrador revelou a disponibilidade de pelo menos 540 milhões de meticais (o dólar norte-americano vale 27 meticais), fundo disponibilizado pelo Governo provincial para a construção, próximo ano, de novas infra-estruturas para diversos serviços distritais (actualmente a funcionar em edifícios reabilitados, construídos durante o período colonial).

Segundo garantias de Nhacoongue, as obras compreendem, entre outras construções, a residência do administrador e um edifício de três pisos, onde estará instalada a sede do Governo do Distrito.

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Related Posts

error: Content is protected !!